18/04/2014

[Resenha] As Herdeiras



Autor: Joanna Philbin

Editora: Galera Record

Páginas: 304

Preço: 22,40 na Fnac

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2014











Sinopse: Desajeitada e doida por literatura, Lizzie não poderia ser mais diferente de sua mãe, Katia Summers, a supermodelo mais famosa do mundo. Acostumada aos flashes de paparazzi e aos muitos admiradores de sua mãe, a menina sabe como ninguém como é não ser notada. Mas ela não está sozinha. Suas duas melhores amigas também sentem na pele como é ter pais famosos. Carina Jurgensen tem um magnata de telecomunicações como pai, enquanto Hudson Jones é filha da cantora pop Holla. Mas tudo muda quando Lizzie é descoberta por uma fotógrafa de modelos exóticas. Agora, ela tem que conciliar a escola com sua nova carreira, lidar com a constante comparação com sua mãe e conquistar o gato da sala... Ufa!


Como uma boa amante de chick-lits, principalmente quando são voltados para o universo juvenil, não hesitei em solicitar As Herdeiras, livro responsável pelo meu primeiro contato com alguma obra de Joanna Philbin. As expectativas estavam relativamente altas por se tratar de um tema pelo qual eu tenho curiosidade: a vida dos filhos das celebridades. Afinal, como deve ser viver sob a constante sombra dos pais, ser comparado e subestimado por pessoas que você nem conhece? Foi o que eu descobri enquanto lia essa obra.

O trabalho de edição da Galera Record ficou bem simples. Eu já não gosto muito dessa capa (em comparação com a original, podia ter sido bem melhor) e fiquei triste em notar que a diagramação ficou realmente simples, sem nenhum detalhe adicional. Dessa vez não encontrei nenhum errinho de impressão e a revisão e tradução ficaram ótimas.

As Herdeiras conta a história de um trio inseparável, formado por Lizzie Summers, Carina Jurgensen e Hudson Jones, que se denominam como as Filhas. Cada uma delas é filha de alguma personalidade famosa e possuem vidas confortáveis em Nova York. O problema é que assim como herdaram a fama, a pressão à exposição veio junto no pacote. Sendo assim, as três meninas tem que lidar com o desconfortável mundo dos holofotes, sendo expostas aos comentários desagradáveis dos tablóides e obrigadas a seguir uma linha que elas não escolheram para si mesmas.

Esse primeiro livro vai focar mais na Lizzie, a filha da supermodelo linda-deusa-perfeita Katia Summers. Como é um livro introdutório, também é oferecido um espaço para que possamos ser apresentados a Carina e Hudson. Então vamos colocar assim: Lizzie é a ratinha de biblioteca que nasceu ofuscada pela beleza e impetuosidade de sua mãe, que todos dizem ser muito mais bonita do que ela. Quando comete um deslize social perante às câmeras, ela é descoberta por uma fotógrafa e recebe um convite para atuar como modelo exótica em seu estúdio e representá-la em algumas campanhas.

Diferente das suas amigas, ela não gosta muito de ousar e ser o destaque da vez, mas acaba percebendo que ter o foco voltado para si não é tão ruim assim. Durante a história, iremos acompanhar o modo com que ela lida com a exposição forçada, a novidade de ser modelo e um conflito extra, o desafio de conquistar o garoto mais bonito e desejado da sala.

Movendo para suas amigas, Carina é a mais espirituosa e ousada de todas. Aficionada por esportes arriscados e aventuras que façam o coração bater mais rápido, ela é totalmente diferente de seu pai, que é um dos magnatas mais ricos do mundo. Enquanto Carina adora um agito e poderia ser a garota mais popular da escola se quisesse, Hudson Jones é mais zen e adora brincar com moda e estilo. Por ser filha da diva pop do Momento, Holla Jones, ela está no caminho certo para ser a nova estrela musical do momento, se conseguir ignorar os conselhos da mãe e seguir com sua personalidade.

Ufa! Já viram que tem muita bagagem em volta dessas três, né? Mas não se assustem, pois o livro é envolto pela narrativa descritiva e levinha da autora Joanna Philbin, que foi feliz enquanto passava a atmosfera corrida e ao mesmo tempo descontraída que cerca a amizade das meninas. Ao passar das páginas, cheguei a identificar o livro como um Gossip Girl para pré-adolescentes, mas não tão fútil quanto. Curti bastante a maneira rápida com que o livro é conduzido e a perspectiva em primeira pessoa guiada pela Lizzie, que apesar de ser muito insegura, é uma personagem bem divertida.

Foi dessa forma que eu terminei o livro em menos de 24 horas. Mal encostei no meu exemplar, já estava na metade da história e aproveitando cada momento vivido pelo trio de amigas. Sempre coladas com Lizzie e participando da maioria de seus momentos, Carina e Hudson são aquelas amigas que você pode classificar como "para todas as horas". As duas estão com Lizzie para o que der e vier e dão força quando ela precisa, nunca a deixando na mão. Aliás, eu gostei muito desse conceito de amizade que Joanna resolveu explorar em sua obra, reforçando a ideia do companheirismo e solidariedade entre amigas.

Outra coisa que eu gostei foi o pouco destaque que a autora resolveu dar ao romance presente da história, promovendo mais a premissa original do que a frequentemente cultuada presença dos mocinhos nas histórias juvenis. No mais, o desenrolar do enredo foi bem convincente e autêntico, destacando uma personagem dona de suas vontades e sem papas na língua, mas que também aprende a hora de rever seus erros.

Novamente, esse não é um livro que vá te dar uma lição de vida ou mudar o seu jeito de ser, mas sim uma leitura despretensiosa para se acompanhar durante um fim de tarde ou começo de manhã. Ideal para adolescentes e fãs da aclamada Meg Cabot, seu desfecho promoveu um gancho emocionante que me deixou muito curiosa para acompanhar a série, que ficarei feliz em ter em minha estante. Não posso dizer que se tornou um dos meus favoritos, mas certamente é um livro que eu recomendo.


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Gostei mais dessa capa do que da original, achei mais original heheeheh. Fiquei muito interessada na história. Amo o gênero e a rapidez com que você devorou o livro me fez ter mais vontade de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      É mais original mesmo, mas eu continuo achando a capa americana mais bonita! x)

      Esse livro é muito dinâmico mesmo, mais por ser juvenil.

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Gostei da resenha Natalia. Aprecio bastante leituras leves e divertidas, principalmente chick-lits, e saber que é um livro recomendado para os fãs de Meg Cabot (que eu amo!), me deixou bem curiosa para conhecê-lo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van!

      Ahh, então você vai adorar conhecer as trapalhadas de Liz e suas amigas! Se for ler, me conta o que achou depois, hein?

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Se vc leu super rápido, deve ser bom. Gosto muito de leituras divertidas e bem rápidas. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri!

      E é sim, bom demais! ♥

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Gosto muito desse tipo de leitura, a capa desse livro é linda e ele parece ser bem divertido.
    Mas no fim das contas acabei solicitando outro da Galera, preferi pedir Me Liga e Desejos <3

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!

      Aproveita pra solicitar esse depois, então! Eu amei Me Liga, mas não curti tanto Desejos \:

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir