08/04/2014

[Resenha] Me Liga



Autor: Sarah Mlynowski

Editora: Galera Record

Páginas: 322

Preço: 29,80 na Fnac

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2014











Sinopse: Aos 17 anos, a vida de Devi está de pernas pro ar. Depois de começar a namorar Bryan, negligenciou as amigas, os estudos e, depois que ele terminou com ela, está sem nada: sem perspectiva de uma boa faculdade, sem mais amigas, sem namorado. Se ela pudesse bater um papo com a Devi do passado... O que, após um incidente estranho com seu celular, é exatamente o que pode fazer! Agora que só consegue ligar para a Devi de 14 anos, parece que é finalmente a sua chance de consertar a própria vida. Ela tem o passado – ou melhor, o futuro – nas mãos. É só dar um telefonema.


Já fazia um tempinho que eu queria ler Me Liga quando resolvi escolhê-lo como minha primeira solicitação ao longo da parceria com a Galera Record. A capa não me atraiu muito, mas sua premissa me conquistou logo de primeira e não resisti. Quando ele chegou aqui em casa, fiquei toda feliz e tratei de adiantá-lo como primeiro da fila, para que nenhum outro livro passasse a sua frente. Caso queiram saber se valeu a pena, continuem lendo a resenha.

Embora estivesse entusiasmada com sua história, fiquei meio amuada quando me deparei com a arte de capa do livro. A posição da modelo não me cativou, muito menos a paleta de cores escolhida para a lombada/contra-capa, mas apesar disso, a diagramação da obra ficou muito bonitinha e bem trabalhada. Infelizmente, encontrei um ou outro erro de revisão ao folhear as páginas, mas sou feliz em dizer que em questão de impressão, a editora foi impecável dessa vez, além de ter proporcionado uma tradução incrível a narrativa como um todo.

A vida de Devorah Banks vai de mal a pior. Seu namorado acabou de virar ex, as amigas já não falam mais com ela e o pai foi demitido do emprego, fazendo com que a mãe tivesse que voltar a trabalhar. Além de tudo isso, ela não tem um bom relacionamento com a irmã mais velha e só foi aceita pela universidade mais estúpida de todas. É no meio de todo esse caos que seu celular começa a fazer ligações para sua versão de 14 anos, que pode ser a chave para a solução de todos os seus problemas. Mas será que essas chamadas para o passado realmente vão fazer algum efeito positivo para Devi, ou só trarão mais confusões a sua vida já complicada? É o que eu descobri durante a leitura de Me Liga!

Com uma narrativa muito divertida e todas as confusões e desastres que todo adolescente entende, Sarah Mlynowski me conquistou já na primeira página. Eu gostei muito do estilo da autora e pretendo repetir a dose assim que puder, uma vez que sua narrativa é muito boa de se acompanhar. Narrada em primeira pessoa e intercalada entre a Devi de 17 e a Devi de 14 anos, Sarah expõe sua proposta com muita perspicácia e bom humor, sempre me mantendo cada vez mais presa a história e seus personagens.

Dessa forma, fiquei muito contente em conhecer uma protagonista longe de ser perfeita e ansiando por mudar sua vida, compartilhando dos anseios e vontades que vários de nós já conhecemos algum dia. Por vezes me identifiquei com as duas Devis, que mesmo sendo a mesma pessoa, são totalmente diferentes por causa da diferença de idade, experiência de vida e maturidade. Apesar de ser a mais velha, a Devi de 17 anos é mais imatura e um tanto egoísta, por já ter sofrido e quebrado a cara muitas vezes, enquanto a Devi de 14 anos ainda não passou pelos malefícios que a esperam e tem sede de viver, diferente de sua outra versão.

Apesar de parecer um pouco absurdo, foi esse diferencial que matou qualquer receio que eu tinha quanto a essa leitura, que teve potencial o suficiente para se tornar uma das minhas favoritas. É impossível não se apegar às duas versões da protagonista, que são muito bem destrinchadas e expostas ao leitor, bem como convincentes e próximas da realidade que conhecemos, mesmo que tenham uma conexão surreal para o nosso mundo real.

Durante a leitura também pude extrair uma mensagem muito interessante e bem elaborada por parte da autora, que me ensinou a não viver em função de determinado objetivo, coisa ou pessoa, bem como seguir a vida sem olhar para trás, pois o passado deve apenas ficar na memória como algo mais distante. Eu curti bastante o tom reflexivo e ao mesmo tempo descontraído que o livro carrega, pois a maneira como a autora trabalhou isso foi tão boa a ponto da obra não ter me saturado com a repetição da mensagem ou tornado a leitura cansativa. Foi só no final que deu um estalo na minha mente e eu pensei "AH! Então era isso o tempo todo, uau!" e parei para pensar sobre o que tinha lido.

Ao final do livro, pude sentir o sabor de uma boa leitura terminada. Não foi uma obra que marcou a história, mas com certeza deixou sua marca entre os livros que já li. Com sua mensagem clara e passagens leves, Me Liga pode ser caracterizada como uma obra capaz de acrescentar algo na vida do leitor, dependendo de sua interpretação. Adorei me enveredar por essa história e recomendo o mesmo a todos os leitores de plantão, independente da idade!


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Oi Nat!

    A premissa da história me conquistou e sua resenha conseguiu me deixar morrendo de vontade de ler o livro (principalmente o desfecho). Adorei a resenha :D

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Essa premissa é tuuudo de bom e o livro é maravilhoso! Como disse na resenha, super indico ;)

      Fico feliz que tenha curtido a resenha!

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oie! Uau! O livro parece ser bom! Vou dar uma procuradinha nele!
    Bjs,comenta por favor nessa resenha ajudaria muito! http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/04/enquanto-eu-te-esquecia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay!

      Tá longe de ser bom, é incrível! Procura sim, depois me conta o que achou :)

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Oi Natalia, tudo bem?

    Eu quero muito ler esse livro, e depois dessa resenha me deu mais vontade ainda! Será minha próxima leitura.

    Beijos.

    http://blogvermelhovintage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meninas!

      Opa! Depois me conta como foi, hein?

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oi, Nat!

    Que resenha gostosa! Você me animou a comprá-lo, não como prioridade, mas num futuro próximo. Estou numa onda de romances melosos e uma história centrada na protagonista vai me fazer bem.

    Beijos,
    Gabe
    sixdoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gabe!

      Ah, que bom que gostou! ♥

      Com certeza, super indico a companhia da Devi ;)

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir