27/05/2014

[Resenha] Desejos



Autor: Alexandra Bullen

Editora: Galera Record

Páginas: 384

Preço: 27,20 no Submarino

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2014











Sinopse: Para Olivia Larsen, nada poderia mudar o fato de que sua irmã gêmea, Violet, se foi. Até que um misterioso vestido de festa é deixado à sua porta, e ele é capaz de lhe conceder um único desejo. A única coisa que Olivia quer é ter a irmã de volta. Agora, as garotas têm uma nova chance de viver tudo o que sempre sonharam. De quebra, descobrem que existem mais dois vestidos com o mesmo poder, ou seja, mais dois desejos novinhos em folha! Mas mágica não pode resolver tudo e Olivia precisa confrontar os fantasmas de seu passado para aprender a rir, amar e viver novamente.


Desde antes de conseguir a parceria com a Galera Record, ler Desejos já estava em meus planos. Foi amor à primeira vista: a capa era linda, a sinopse prometia uma leitura fantástica e fofa, a temática e a ambientação pareciam ser muito legais, e aí... Posso dizer que meu coração foi desastrosamente partido.

Não culpo a editora por minha desilusão amorosa, já que o trabalho na diagramação e capa desse livro foi muito bem feito. A combinação feita no design da capa é visualmente atraente (várias amigas minhas perguntaram sobre o livro) e sua parte interior não falha com os leitores. A tipografia também é muito agradável, com uma fonte que não cansa os olhos e o espaçamento tradicional da Galera que eu tanto aprecio. Não achei erros de impressão nessa edição, só um ou outro errinho de revisão dos bem passáveis, que não chegaram a me incomodar.

Ao começar a folhear o livro, damos de cara com Olivia, uma garota envolvida pelo luto e muito saudosa, que perdeu a irmã gêmea no último verão. Ela e sua família estão tentando superar a perda enquanto se habituam a uma moradia nova e rotinas diferentes das que tinham antes. Embora todos estejam dispostos a seguir em frente, ainda que com dificuldade, Olivia não consegue aceitar que Violet tenha ido embora para sempre.

Essa perspectiva muda quando ela conhece Posey, uma alfaiate responsável por produzir vestidos mágicos, que lhe concede três desejos através do uso de três vestidos. Estes vestidos lhe dão a chance de ter sua adorada irmã de volta, mas será que Olivia vai encarar a volta de Violet como um ponto positivo para seu recomeço ou fechará as portas para a nova vida? A resposta para essa pergunta pode ser encontrada ao decorrer da leitura do livro.

Prefiro começar essa resenha esclarecendo todos os motivos que me fizeram desgostar profundamente desse livro. E o primeiro ponto é justamente a personagem: Oliva é um saco. E a maneira com que Alexandra Bullen conduz sua trajetória também é. Como se não bastasse a protagonista ter uma tendência a se recolher de tudo que é novo em sua vida, a autora não faz com que nada interessante aconteça, narrando muitos fatos puramente cotidianos e que não me despertaram a atenção.

Em termos de personagens, o pior é que não dá para esperar nada dos secundários, pois estes (nem mesmo Violet!) não demonstraram nenhum brilho especial ou característica que tenha me cativado. A partir daí, vocês já podem perceber que foi quase uma tortura terminar de ler Desejos.

Além do que já citei aí em cima, encontrei alguns furos ao decorrer da história. Como exemplo, posso citar o momento em que a autora deixa claro aos seus leitores que Violet não pode tocar em nada, pois está presente como fantasma. Trinta páginas depois, temos a descrição dela mesma, em plasma e fumaça, recolhendo um cartão de crédito do chão. Contraditório, não?

Outra coisa que me irritou foi que nada criado pela autora (a não ser a ambientação do livro) foi capaz de me convencer. Pensa num romance chato, personagens sem sal e uma protagonista mimizenta e tímida até demais e tá aí, você tem esse livro. Nem mesmo o detalhe dos vestidos mágicos foi bem desenvolvido, já que não se tem uma explicação do porquê da existência deles ou como Posey faz sua mágica. Fui impelida a acreditar que os vestidos realizavam pedidos e foi isso aí, não recebi nenhuma outra explicação além dessa.

Por essas e outras, fiquei muito chateada por me deparar com uma premissa maravilhosa que foi facilmente reduzida a algo pobre e mal escrito. O que mais me deixou enfezada foi que a autora tinha tudo para se dar bem com sua história e todo o conjunto que criou, mas não soube ser perspicaz em suas apostas. Sabem, dói lá no fundo do coração ler uma história desse tipo e não poder fazer nada. Dói mesmo.

Ao menos a finalização me satisfez, chegando até a me emocionar e me surpreender com a proposta de um segundo livro. E olha que pelo que eu li no Goodreads, Wishful Thinking, a sequência, tem sido bem mais elogiada do que Desejos. Espero poder conferir se é verdade mesmo, já que esse primeiro eu não recomendo para ninguém.


14 comentários:

Comentários
14 Comentários
  1. Eiiiita, me decepcionei agora =/
    sou parceira da Galera e acredite, estava prontinha para pedir esse livro na próxima solicitação, mas depois dessa resenha, já vejo que é melhor desistir da ideia. Sabe, eu queria pedir mas como já me decepcionei com livros assim, tinha medo de acontecer com esse e foi exatamente o que rolou contigo. rs
    Uma pena, como vc disse, a história realmente prometia :c

    Beijos,
    Larissa

    - Vitamina De Pimenta -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari!

      Pois é, prometia muito! Acho que essa foi a maior decepção do ano, não esperava que o livro fosse tão fraco. \:

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Pela sinopse parece legal, mas depois do que você falou prefiro não arriscar por enquanto. Sobre a personagem ser tímida até demais, me interessa, porque eu sou tímida, e chega nesse ponto: "até demais".♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!

      Ué, quem sabe você não gosta do livro? Teve gente que curtiu muito, eu fui uma exceção, rs.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  3. A capa que havia me seduzido, me decepcionou quando eu a vi na livraria..
    A fotografia é linda sim, mas imaginei que tivesse mais brilho ou alguma textura diferente.. enfim.
    A história também havia me conquistado, mas depois dessa resenha.. outra desilusão!
    Ele não chegará a minha estante =/

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dreeh!

      Jura? Eu acho essa capa maravilhosa, sem tirar nem por. Eu encorajo você a tentar, já que a gente pode ter um gosto diferente, quem sabe?

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. A capa desse livro é realmente muito bonita e agora fico até feliz por não ter me deixado levar por ela dessa vez! É uma pena que o livro tenha sido uma decepção, ótima resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      É uma pena mesmo, fiquei chateada quando terminei. Obrigada!

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Mais um livro pra minha lista, que ta ficando grande kkk
    essa historia é bem interessante....e parece ser bem emocionante...:) :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!

      Espero que você goste. ;)

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Essa é a minha leitura atual, confesso que não estou gostando e achei a autora detalhista de mais, em momentos que não tinha muita a necessidade de contar detalhes. E outra coisa: Até agora não sei como foi a morte da irmã de Olivia. Ela conta no final do livro?? Muito boa a sua resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly!

      Sei como é que é, me irritei muito com isso também. Ela conta sim! Muito obrigada. <3

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Oi Nat!

    Sabe que eu não me dei com Desejos desde que vi a capa? Meu primeiro pensamento foi a semelhança com a capa de A Seleção, o segundo foi minha desanimação com a sinopse. Pude me ouvir fazendo onomatopeias na livraria do shopping quando li sobre a história. Achei a premissa muuuito previsível e não dei atenção. Com sua resenha, vou fazer questão de pensar duas vezes antes de lê-lo.

    Beijos,
    Gabe
    http://sixdoe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabe!

      Né? Achei que só eu tinha achado parecida, hahaha. Mas eu gosto muito dessa capa, me dá até remorso de não ter gostado do livro *lol*

      Pensa, mas sei lá, talvez você goste. Gosto é uma coisa muito relativa.

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir