22/08/2014

[Resenha] Princesa Adormecida



Autor: Paula Pimenta

Editora: Galera Record

Páginas: 192

Preço: 14,00 na Livraria Saraiva

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2014











Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...


Lançamento de maio/junho de 2014 da Galera Record, Princesa Adormecida me atraiu por ser uma releitura de contos de fadas. Eu acho que vocês já se ligaram que eu tenho essa paixão imensa por tudo o que é relacionado a esse tipo de história, não é mesmo? Pois é. Quando percebi que esse stand-alone seria publicado pela Galera, enlouqueci e fiquei doida para solicitar o meu.

Assim que o livro chegou aqui em casa, junto com Hopeless, fiquei surpresa por ser tão pequenininho. Tudo bem que os livros da Paula não costumam ser tão grandes, mas as folhas utilizadas são tão grossas que dá a impressão de ser mais gordinho, mesmo que ele continue com menos de 200 páginas. Eu gostei muito da capa, principalmente da ilustração, que é de muito bom gosto. A revisão ficou impecável e a diagramação é bem clean e fofinha.

Quando comecei a ler o livro, dei de cara com a história da Áurea, uma princesa que nasceu cercada por ameaças de uma admiradora francesa de seu pai. Seu nome é Marie Maleville e desde o nascimento da menina, jurou que se vingaria e a mataria até que atingisse a maioridade. Para proteger a princesinha, os pais de Áurea mandaram-na para o Brasil com seus três tios e passaram a chamá-la de Anna Rosa, para que a Marie não pudesse achá-la. Assim, a menina cresceu envolta pelo amor e carinho de seus tios superprotetores, que dela esconderam sua verdadeira identidade, bem como a existência de seus pais e parentes da realeza.

Resolvi não falar tanto da sinopse, porque o livro é curtinho e se eu falar mais, a leitura quase não vai ter graça. Bom, eu comecei a ler a história de Anna Rosa achando que ia ser totalmente diferente, que ela já ia começar acordando e sem saber onde está, lembrando de seus sonhos e tal. Pois bem, não foi assim. Preciso dizer que isso me chateou muito? Eu esperava que a releitura se desenvolvesse de uma maneira totalmente diferente do que aconteceu e quando percebi o que a Paula tinha planejado para a Bela Adormecida da atualidade, fiquei bastante sentida. Tudo bem, a versão atual é bem fofa, mas não cumpriu o essencial: seguir a proposta inicial do livro.

Posso resumir tudo o que eu disse acima com um simples "não gostei da sinopse", porque o livro não é o que a mesma diz que é. Isso me deixou fula da vida, já que quando você quer saber sobre a história do livro, você vai direito na sinopse, certo? Errado. Se fizer isso com Princesa Adormecida, o resultado é simples: não vai funcionar e você vai se desapontar. Então pra começar a resenha com o pé direito, a minha primeira recomendação é: não leia a sinopse antes de ler o livro.

Depois da sinopse, outra coisa que eu descurti total foi o contexto da releitura. A história se desenrola de uma maneira super fofa, mas só de pensar que o conto da Bela Adormecida poderia ter sido aproveitado de diversas outras maneiras, já me dá um enjôo. A primeira coisa que me desagradou de cara foi o romance aceleradíssimo que a autora empurra ao leitor. Como já conheci um garoto só por mensagem, posso afirmar que sei do que estou falando. E gente, tudo bem começar a ficar a fim do carinha antes de conhecê-lo, mas decidir que ele é o amor da sua vida é uma coisa totalmente diferente e surreal. Aí vocês argumentam: "Nat, foi baseado em um conto de fadas!" e sim, foi baseado em um conto de fadas, mas o contexto dessa releitura é atual.

Além disso, também me decepcionei muito com a vilã da história. A personificação da Malévola ficou terrível, gente! Juro que se a moça aparece três vezes durante a leitura é muito. Tudo bem que a autora esclareceu os motivos dela para fazer todas aquelas ameaças e virar uma stalker da Áurea, mas custava colocar um pouco mais de emoção no negócio? Nem o esperado confronto final tem, poxa! Fiquei revoltadíssima com o quanto a supervilã (que ganhou até adaptação nas telonas estrelando a Angelina Jolie) foi desvalorizada nesse livro. Ô Paula, fala sério!

A personificação da Aurora até ficou legal, mas não tão atraente. Basicamente, uma menina talentosa e apaixonada que sonha em conhecer o mundo e se libertar da superproteção dos tios. Rola até uma identificação por parte do público, já que várias meninas passam por esse estágio minhas-amigas-estão-saindo-e-eu-não-posso-ir da adolescência. Ainda assim, não foi uma personagem desenvolvida o suficiente para me conquistar.

E como eu sei que vocês estão doidos para ouvir a respeito de pelo menos um ponto positivo do livro (porque tudo tem seu lado bom, obviamente), tenho que destacar os meus personagens preferidos: o trio de tios! Cada um deles tem personalidades demarcadíssimas que vão conquistar todos os leitores de Princesa Adormecida. Representando as três fadas madrinhas de Aurora, seus nomes e personalidades são baseados nas fadas originais, o que achei bem digno. Também curti a presença da Cintia (DJ Cinderela) em algumas passagens do livro e fiquei curiosa para ler o conto dela em O Livro das Princesas, que parece ser bem mais legal do que a história de Áurea. Pontinho para a Paula, uhul!

Para completar, sou muito fã de releituras - principalmente de contos de fadas - e para quem quiser começar a ler livros desse gênero, super recomendo os livros das autoras Jackson Pearce e Alex Flinn (que inclusive foi publicada pela Galera, com A Fera). Como releitura, definitivamente não recomendo que leiam Princesa Adormecida. É um livro fraco e sem muitas surpresas, o que me deixou terrivelmente magoada. Eu realmente esperava que a Paula pudesse se destacar e fazer a diferença com esse título, mas pelo visto alimentei expectativas demais.


9 comentários:

Comentários
9 Comentários
  1. Oi Natalia, tudo bem?

    Princesa Adormecida foi uma enorme decepção pra mim também. Esperava muito da Paula, pois a maioria de seus livros são fantásticos, mas a decepção foi grande. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li Princesa Adormecida, mas ao contrário de você, curti a leitura. Não li com muitas expectativas, então não esperava mais do que o livro apresentou. Gostei da protagonista e também adorei os tios dela, no entanto, concordo com alguns dos pontos que você citou na resenha! Ah, e leia O Livro das Princesas! O conto da Paula é um dos melhores <3

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Oi Naty,

    super interessante seu blog... me interessei um pouco sobre a história apesar de que eu gosto de ler mais ficção, é sempre bom estarmos lendo coias diferentes! Beijos..

    http://fazendoamodamoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Me falaram desse livro, bom ter lido essa resenha assim não espero tanto e acabo me decepcionando!

    Boa semana!
    http://fabilimablog.blogspot.com.br/
    Beijos Nat <3

    ResponderExcluir
  5. Nossa morri com sua nota e com suas impressões sobre o livro. Eu quis muito esse livro desde que lançou, por causa da capa linda e porque amo releituras de contos de fada e ainda não li nada da autora. Mas desanimei agora para ler. Eu ganhei ele em uma promoção, mas acho que nem vou ler agora então. pode ser porque o filme Malévola tá bem recente na nossa cabeça e a gente fica meio que comparando.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Uma versão moderna da bela adomecida...

    Muito fofo o livro.

    Bjus

    http://cheiadepapo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Resenha maravilhosa pena que o livro não foi muito bom
    tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  8. Oiii Natalia..
    Então... não sou muito fã desse tipo de releituras, justamente porque já decepcionei com muito livro do gênero... a gente sempre espera um lançamento desse tipo com a expectativa lá no alto e depois pensa: "é só isso?!!" Adorei sua resenha... super sincera

    Abraço

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hey, Natalia :D
    Te entendo muito bem. Isso já aconteceu comigo mais de uma vez e é terrível.
    Nunca tive curiosidade por esse livro da Paula. Nunca li nada dela, mas se fosse pra ler, preferiria Fazendo Meu Filme.
    Bjs

    ResponderExcluir