02/10/2014

[Resenha] Um Caso Perdido



Autor: Colleen Hoover

Editora: Galera Record

Páginas: 384

Preço: 18,90 no Submarino

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2014











Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras... Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.


Quando a Galera Record anunciou o lançamento de Um Caso Perdido, já fiquei doida pra ler. Não só pela fama grandiosa da autora, como também pelo visual atraente da capa e o bad boy que estaria inserido no romance. Porém, eu também estava um pouquinho receosa, já que não costumo gostar tanto de livros que envolvem o passado trágico e cheio de drama dos personagens. Ainda assim, aventureira (e brasileira) que sou, me joguei de cara nas páginas escritas por Colleen Hoover.

Como eu já disse acima, a parte gráfica do livro não me desapontou em nada. O meu exemplar foi editado com muito cuidado pela Galera e exibiu uma capa super clean e um visual interno de igual qualidade. Curti muito o modo com que eles alteraram a capa original do livro (lotada de informação, na minha opinião) e optaram por simplificar o estilo da mesma. Achei um errinho de revisão aqui e ali, mas nada que mereça ser evidenciado. Também bastante a tradução e no geral, achei que a edição ficou impecável e bem trabalhada.

Abrindo o livro, damos de cara com a história de Sky, uma adolescente que foi criada de modo... Diferente. Para começar, ela não tem acesso a qualquer tipo de tecnologia. Isso quer dizer que em seus hábitos não estão incluídos assistir televisão, zapear o celular ou atualizar o perfil do Facebook. Acesso a internet, então? Nem pensar! A vida da nossa protagonista é (quase) totalmente destituída da tecnologia, tudo porque sua mãe adotiva é meio neurótica e acredita que esses aparelhinhos são desnecessários em uma rotina saudável.

Mas esse ano, tudo está prestes a mudar. Sky finalmente conseguiu convencer sua mãe a deixá-la frequentar a escola pública (pasmem: antes ela estudava em casa!) e ter aulas como toda garota normal. Como sua melhor amiga e vizinha está para viajar e não poderá começar essa nova etapa de sua vida ao seu lado, Sky se sente um pouco insegura de entrar nesse novo mundo sem alguém conhecido por perto. E é aí que ela conhece Dean Holder, um rapaz misterioso que guarda mais segredos do que ela pode imaginar.

Quando comecei a ler, esperava um romance leve e uma história simples por trás dele, mas Um Caso Perdido se revelou mais forte e intenso do que eu imaginava. Não se enganem, a trama é pesada sim e contém bastante drama. Até achei o tipo de história bem parecido com a temática padrão do New Adult, mas esse não pode (imagino eu) ser classificado como tal por se passar no cenário escolar e conter personagens mais jovens. Embora a trama em si tenha sido bem desenvolvida e os personagens, bastante fortes e palpáveis, eu não costumo me identificar com esse tipo de história e por isso, a leitura foi um pouco mais lenta pra mim.

Não tenho nada a criticar a respeito da escrita da autora, pelo contrário: ela soube narrar e conduzir sua narrativa muito bem, em primeira pessoa, sob o ponto de vista da personagem principal e com o uso de alguns flashbacks em alguns pontos da narrativa - o que é observável já no início do livro. A trama que ela criou casa bem com o estilo desses grandes romances que a gente vê por aí, mas novamente, como eu não sou chegada, nem me encantei muito pela atmosfera criada por ela.

O que me deixou mais chateada durante a leitura foi isso mesmo: não adianta, não faz o meu tipo. O livro não é ruim, os personagens são bem caracterizados e a história, sem fios soltos. O casal em si tem muita química e eu achei um diferencial enorme a garota não ter tanto pudor em suas relações (e ter uma boa justificativa para isso), mas o livro não me conquistou. Também demorei para ler porque a leitura ficou maçante em alguns pontos. Sendo mais específica, nas partes em que a protagonista ficava descrevendo os músculos e todo o encanto de seu par romântico. Ai gente! Vocês me perdoem, mas eu não tenho mais paciência pra isso, pelo menos por enquanto.

Não sei se é momentâneo ou se eu vou ser azeda assim pro resto da vida, mas por agora eu não estou aguentando essas mocinhas que descrevem o amado cada vez que se encontram com ele. Os diálogos açucarados repleto de amor e paixão então? Uó, pra mim! Apesar disso tudo, acredito que quem é fã de um bom New Adult e curte um Young Adult mais apimentado vai se apaixonar, principalmente pelas surpresas que atiçam o leitor ao final do livro. Mesmo não tendo gostado por gosto pessoal, é uma obra que eu recomendo para quem é fã do gênero, por ser bem escrita e estruturada.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário