25/12/2014

[Resenha] Trono de Vidro



Autor: Sarah J Maas

Editora: Galera Record

Páginas: 475

Preço: 23,90 na Livraria Saraiva

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012
Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier por seus crimes, Celaena Sardothien, 18 anos, é arrastada diante do príncipe. Príncipe Dorian lhe oferece a liberdade sob uma condição: ela deve atuar como seu campeão em um concurso para encontrar o novo assassino real. Seus adversários são ladrões e assassinos, guerreiros de todo o império, cada um patrocinado por um membro do conselho do rei. Se ela vencer seus adversários em uma série de etapas eliminatórias servirá no reino durante três anos e em seguida terá sua liberdade concedida.

Celaena acha suas sessões de treinamento com o capitão da guarda Westfall desafiadoras e exaustivas. Mas ela está entediada com a vida da corte. As coisas ficam um pouco mais interessantes quando o príncipe começa a mostrar interesse por ela... Mas é o rude capitão Westfall que parece entendê-la melhor.

Então um dos outros concorrentes aparece morto rapidamente seguido por outros... Pode Celaena descobrir quem é o assassino antes que ela se torne a nova vítima? A medida que a investigação da jovem assassina se desenrola a busca por respostas a leva descobrir um destino maior do que ela jamais poderia ter imaginado.


Eu já tinha ouvido muito a respeito de Trono de Vidro antes mesmo de ganhar da Camille, uma amiga muito próxima. Já tinha lido muitas avaliações positivas em torno da blogosfera, que determinavam que o título era ótimo. Confesso que não esperava muito do mesmo quando comecei a ler, mas embarquei em sua leitura mesmo assim.

A primeira coisa que eu reparei foi na capa do livro, que dá a entender sobre o que ele se trata. Embora eu tenha achado que o trabalho da Galera Record tenha sido muito legal, percebi que existem capas muito mais bonitas do que a publicada no Brasil. A diagramação do livro também ficou muito boa, com fonte razoável de se ler e um espaçamento também agradável. Não tive problema algum com a revisão e muito menos com a tradução, o que contou pontos muito positivos para a editora.

A história gira em torno de Celaena, mais conhecida como a assassina mais perigosa de Adarlan. Depois de ter matado muitas pessoas a serviço do rei dos assassinos, a menina acabou sendo pega e porventura, enviada para Endovier, conhecida como uma das prisões mais perigosas de todo o reino. Entretanto, quando surge um concurso que irá eleger a campeã do rei, Celaena é convocada para representar o príncipe Dorian e competir contra todos os outros assassinos mais temidos do reino, ganhando em troca a sua tão sonhada liberdade e um pagamento generoso pelos serviços prestados ao rei.

Só pelo fato de existir uma competição que irá eleger um novo assassino, eu já fiquei muito interessada no livro e na história que o rodeia. Apesar disso, acabei ficando com um pouquinho de receio por conta dos elementos fantásticos existentes no livro. Como faz muito tempo que eu não lia um livro de fantasia, fiquei com medo que esses elementos não me fossem atrativos.

Entretanto, dona Sarah J. Maas soube desenvolver o seu plot de maneira encantadora, a ponto de eu ter me visto presa no universo criado por ela. O modo como a narrativa segue - em terceira pessoa, é essencial para que acompanhemos a história de todas as perspectivas possíveis. Isso é importante demais, pois todos os pontos inseridos no roteiro tem uma razão específica para ter aparecido ali e cada personagem faz uma aparição por algum motivo. Também gostei muito de ela ter utilizado daquela tática "dou uma pista aqui e no final encaixo tudo", típica de vários autores espertos.

Outra coisa da qual gostei muito é que cada um tem características fortes identificáveis e um "quê" de humanidade dentro de si. Gente, era como se eu estivesse dentro do livro, juro! Não tem como não se apaixonar pela maturidade forçada adquirida por Celaena, a bravura de Chaol, a sinceridade de Dorian e a cordialidade de Nehemia. É pra virar fã de carteirinha!

Em algumas partes dá até pra rolar uma indecisão entre dois personagens, já que acontece um triângulo amoroso (muito bem montado, por sinal) na história. Mas não se acanhem: o livro possui um romance leve e crível, mas o foco não deixa de ser voltado para a ação, deixando as partes românticas como a cerejinha do bolo.

E no que diz respeito às cenas de ação de Trono de Vidro, não me desapontei com nada! Todos os momentos foram dosados com adrenalina na medida certa e descrições que fazem arrepiar até o último pelinho da nuca. Celaena faz jus ao título de Assassina de Endovier e tem a frieza necessária na hora de botar a mão na massa, ao mesmo tempo que sabe usar o coração quando acha digno. Essa é uma característica dela que eu aprecio muito: o modo com que equilibra dois lados muito opostos de sua personalidade. Nunca tinha encontrado uma personagem tão fantástica quanto a Celaena e de coração, espero que vocês possam conhecê-la!

Além de ser fantástica em todos os sentidos e ser uma personagem que dá gosto de acompanhar, a história de Celaena foi muito bem bolada (mais detalhes em Coroa da Meia-Noite) pela imaginação da autora. Diferente de várias heroínas do mundo YA, ela é uma moça corajosa e que apesar de ter suas fraquezas, não hesitará até conseguir o que almeja.

Vou parar de falar porque tenho medo de soltar spoilers sem querer, mas espero que tenha conseguido passar o quanto esse livro é um must-read! Não deixem de comprá-lo e embarquem nessa aventura. Vocês não tem nada a perder! ♥


1 comentáriocomentários:

Comentários
1 Comentários
  1. Oi Naty! Tenho esse livro aqui há um tempinho, mas nunca tive grande interesse em ler - uma vez que livros de fantasia não me chamam muito a atenção. Essa é a primeira resenha que leio da obra e, de verdade, você me deixou bastante curiosa para ler. Espero que essas férias me deem tempo o suficiente para aprenciar um título tão legal - e diferente do que estou acostumada a ler. A premissa é mesmo bem bacana! :D
    Adorei sua resenha, você escreve de um jeito maravilhoso <3 Já pensou em escrever um livro? Hahaha

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir