06/01/2012

[Desafio dos 45 dias] Dia 09 - Livro favorito na infância






Autor: Charles Perrault

Editora: Editora Landy

Páginas: 224

Preço: 30,00 na Cia dos Livros

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2004







Sinopse: Histórias ou contos de outrora é o título original de oito contos, que se tornaram célebres na literatura universal. A tradutora teve o cuidado de compor uma introdução que desvenda para o leitor a atuação combativa de Perrailt em relação ao ambiente literário do século XVII, época em que ele viveu; explicita o sentido que a expressão "outrora" do título adquire na obra; situa o conto de fadas e a sua relação com o maravilhoso, bem como a sua origem assentada na tradição oral. São dignas de menção as notas oportunas pelas quais a tradutora nos leva a desvendar expressões peculiares dos originais, que enriquencem e ampliam os signifivados, uma dimensão que de outro modo não se poderia depreender dos nomes que nos chegaram através da tranposição tradicional realizada para o português.

Desde pequena, sempre adorei contos de fadas bem elaborados, e na maioria das vezes torcia o nariz para contos como A Branca de Neve e os Sete Anões, ou A Bela e a Fera. Minha mãe costumava contar histórias para mim antes de dormir, até que aos oito anos, quando passei a dormir no meu quarto, ela me presentou com esse exemplar de Histórias ou Contos de Outrora, de Charles Perrout, para que eu mesma lesse antes de dormir. Era o meu favorito, o tenho comigo até hoje.


2 comentários:

Comentários
2 Comentários
  1. Adoro contos. Acho super legais e sempre que tenho oportunidade eu leio.

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Doooois, os meus preferidos estão nesse livro. A bibliotecária da escola me conhece só por conta da montanha de livros de contos que eu levava pra casa todos os dias, quando era pequena XD

    ResponderExcluir