21/01/2012

[Livros na telinha] Memórias de uma Gueixa


Exibição: Na maioria das vezes, passa no canal FX, por volta das 22h.

Reprise: Aparentemente, não tem

Gênero: Drama

Primeira exibição: no ano de 2005 (EUA)

Para assistir online: Megaupload fechado, então não tem :/








Sinopse: Chiyo (Suzuka Ohgo) foi vendida a uma casa de gueixas quando ainda era menina, em 1929, onde é maltratada pelos donos e por Hatsumomo (Gong Li), uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida por Mameha (Michelle Yeoh), a principal rival de Hatsumomo, Chiyo ao crescer se torna a gueixa Sayuri (Zhang Ziyi). Reconhecida, ela passa a desfrutar de uma sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a 2ª Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no Japão.

O livro: Fiquei com vontade de ler o livro depois que assisti o filme, e peguei emprestado com minha tia Rita. Achei bastante legal, desde o começo, a única coisa que me desapontou um pouco foi o final, pois pareceu encheção de linguiça. O gênero é romance e drama, e o considero um clássico. A história foi muito bem desenvolvida e contada, apenas fiquei meio "assim" por conta da idade de Sayuri vs idade dos outros homens, japoneses, que eram muito mais velhos, por sinal. No final, gostei tanto do livro, que o comprei para estocar na minha prateleira.

O filme: Vi primeiro o filme para depois ler o livro, ao contrário do que os bookaholics normalmente fazem, como sempre. E confesso que esse foi o primeiro filme baseado em um livro que eu realmente gostei. Diz a internet que a versão filmada de Memórias de uma Gueixa pecou em deixar as atrizes gravarem com os cabelos soltos durante as cenas, pois segundo a tradição japonesa, gueixas raramente podem ser vistas desse jeito. Como não sei muito sobre a cultura deles, não dei muita importância, pois o filme em si é muito lindo. Os quimonos são delirantes, os penteados e maquiagem igualmente, fora que ver tudo por que Chiyo/Sayuri passou na telinha foi emocionante. Chorei bastante ao final do filme, que cortou a parte final do livro que eu disse parecer ser encheção de linguiça. Recomendo.


3 comentários:

Comentários
3 Comentários
  1. Nunca vi nem o filme, nem o livro, mas como ele está baratinho no submarino...talvez eu compre!
    Bjs de Uma menina leitora!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, e não vai se arrepender!
    Beijinhos, volte sempre!

    ResponderExcluir