02/02/2012

[Na prateleira com Clarisse] Limpeza #3


Olá leitores do blog Páginas Encantadas! Tudo lim... bem por aí? Bem, não posso dizer o mesmo, pois ainda estou me recuperando da última remessa. Ufa! Está sendo difícil tomar conta desse tanto de livro, já que meia volta um ameaça cair em cima do outro, e se eu não impedir, quem acaba caindo aqui sou eu. Enfim, acho que deveriam mudar o nome de minha dona para Becky Bloom, pois como sempre, anda esperando mais livros. Ela tem esperanças de que cheguem algumas coisas na semana que vem (enquanto eu não quero nem olhar na capa daqueles troços), são eles: Minhas Lembranças, da Juliana Ferreira, o livro surpresa, que ainda não chegou, o kit de Ser Clara, junto com a Janaina Rico, que vem aqui fazer uma visita a nós e Juntos no Paraíso, do Victor Almeida. Eu espero que essa internet com promoções "incríveis" como diz Natalia, não me apronte novamente, trazendo mais do que posso proteger.

Bom, o assunto de hoje é a limpeza. Não sou uma porca muito criativa como minha chefe, então aproveitei que o pai dela estava nos mudando de lugar para fazer faxina nas prateleiras e resolvi postar sobre isso. A primeira coisa: quando me refiro a limpeza, não quero dizer que você pode colocar todos os seus livros na máquina de lavar e está tudo certo. Se eu estivesse em condições precárias, poderia até fazer essa recomendaçãozinha, mas como por enquanto ainda estou em meus limites, vou te dizer que nunca, never, jamé coloque seus livros em uma maquina de lavar ou em contato com a água. Se fizer isso algum dia, me chame que eu levo a pipoca e vou assistir, mas se não quiser vê-los empapados e destruídos (ou seja, de impossibilitada leitura), não o faça.

Aqui em casa a Natalia usa um pouquinho de essência de alfazema na flanela que usa para limpar os livros e evitar o bolor. Mas para tirar o pó ela pega uma daquelas escovas que se usa pra lavar roupa (uma nova, é claro) e esfrega cuidadosamente na parte de cima, pra não restar sujeira. O uso de um pano seco para a limpeza da capa é altamente recomendado, não use água, pois pode danificar o material do livro. Pelo menos, é disso que ela tem enorme fobia, mas pode ser apenas coisa boba (no entanto, melhor não dar sorte ao azar, não é mesmo?). Os livros antigos são criaturas bem frescas, então passe a flanela com cuidado evitando que eles sofram danos durante a limpeza.

E nunca retire todos os livros de uma vez quando forem limpá-los, porque depois você nunca vai saber como estavam antes. Tente tirar em média uns cinco ou oito livros por vez. E vale a pena depois limpar a estante né? Mas isso já é outra história. Essas foram as dicas que eu dou para vocês essa semana, oinc!


2 comentários:

Comentários
2 Comentários
  1. Rindo muito Natalia!!!
    Adorei a dica. Pode deixar que nunca vou colocar meus livros na máquina de lavar, kkk. bjs

    ResponderExcluir