30/12/2012

[Resenha] Minha Vida Fora de Série



Autor: Paula Pimenta

Editora: Gutenberg

Páginas: 408

Preço: 27,54 na Livraria da Travessa

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011











Sinopse: Mudar de cidade sempre é difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, Priscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar? Aos poucos, Priscila percebe que o que importa não é o lugar e sim as pessoas que vivem nele. E que, além da nova cidade, há algo mais importante a se conhecer: ela mesma. Quem gosta da coleção “Fazendo meu filme” não pode perder o livro de estreia dessa nova série de Paula Pimenta. Situado no mesmo universo ficcional, temos a oportunidade de acompanhar alguns dos nossos já adorados personagens, três anos antes da história de "Fazendo meu filme” começar. Não perca a 1ª temporada da vida fora de série de Priscila!


Esse livro é super especial para mim, pelo fato de ter sido um presente dado pela minha amiga Anninha, a quem essa resenha é dedicada. Ela o comprou por ter achado que a personagem principal dele, Priscila, seria a minha cara. Eu já estava um pouco ansiosa para conhecer os frutos da imaginação de Paula Pimenta, e com o desafio de comprovar ou não se a personagem seria tão parecida comigo quanto minha amiga garantiu, a vontade que eu tinha de ler Minha Vida Fora de Série só aumentou.

Ao finalmente ter o livro em mãos, me encantei com sua diagramação, tanto externa quanto interna. As páginas não são brancas, mas possuem um tom diferente de cinza, coisa que gostei bastante. A capa é linda e a contracapa possui bolhas com comentários de pessoas que já leram o livro. Outro detalhe que me deixou maravilhada foi o fato de cada capítulo do livro começar com um trecho de algum seriado, já que a protagonista é viciada neles, achei super cuidadoso da parte da autora. Também não encontrei errinhos de revisão, o que só eleva a pontuação da obra.

Priscila tem treze anos e se sente triste por ter mudado de cidade. Seus pais se separaram e resolveram dividir tudo ao meio, dos animais até os filhos. Ou seja, além de ter que se habituar com um novo lar totalmente diferente do que ela conhecia, a menina precisa se acostumar a viver sem a presença do irmão mais velho, de seu pai e de alguns de seus animais domésticos. Tudo muda quando em seu aniversário, sua prima Marina a apresenta à sua mais nova paixão: os seriados. Ela também a convida para conhecer um clube da qual é sócia e é a partir daí que Priscila começa a perceber que Belo Horizonte lhe reserva mais surpresas do que ela imagina.

Bom, pela idade da protagonista já se pode imaginar que o que temos aqui é um romance juvenil, de narrativa super levinha e instigante. Achei a Priscila uma personagem um pouco imatura, o que não é de forma alguma um ponto negativo, pois aos treze anos a adolescente geralmente está começando a passar pelas mudanças da fase. Me identifiquei bastante com ela e já destaco aqui que algumas passagens do livro me despertaram uma sensação de - pasmem - nostalgia. O livro também me fez ter uma súbita vontade de assistir aos seriados que gosto, visto que passei a leitura sendo influenciada por uma viciada em seriados.

Uma coisa que me deixou comovida, foi a relação de mãe e filha que a Paula criou em Minha Vida Fora de Série. Me identifiquei com as confidências que Priscila faz à mãe e com todos os momentos que elas passam juntas. Achei esse detalhe bem legal, pois atualmente, me parece que os adolescentes estão perdendo o contato com seus pais.

Gostei bastante de conhecer a escrita da Paula Pimenta. É gostosa, leve, boa para um passatempo e flui direitinho, de acordo com o ritmo da história. O desenvolvimento da história foi bom, com tudo ao seu tempo, sem pressa. Recomendo a leitura principalmente para quem está um tanto saturado de livros com escrita rebuscada e romances complexos, pois Minha Vida Fora de Série é um ótimo passatempo, principalmente quando você está precisando relaxar um pouco a cabeça.


3 comentários:

Comentários
3 Comentários
  1. Vou começar 2013 lendo os livros de Paula Pimenta! Dizem que é ótimo e a sua resenha me fez ter mais vontade de ler!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!

      Poxa, começa sim! É um passatempo maravilhoso :)

      Fico super feliz que a resenha tenha cumprido com sua função!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Nat, sei que resenha é antiguérrrrima, mas, não poderia deixar de comentar.
    Amo essa série, assim, com meu coração. Concordo com todos os pontos positivos que você citou, e, com o ponto negativo também: Um pouco da imaturidade da Priscila. Não tem jeito: EU AMO A PAULA! Essa minha xará arrasa com suas narrativa, ela conquista você e te faz prender ao livro. Não me arrependo de recomendá-lo para jovens da idade.
    Um beijo!
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir