13/12/2013

[Resenha] Luminoso



Autor: Alyson Noël

Editora: Intrínseca

Páginas: 192

Preço: 9,90 na Saraiva.

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011











Sinopse: Após ter completado sua tarefa com o Garoto Radiante, Riley desfruta férias ao lado de Buttercup e Bodhi. Quando um cão infernal atravessa seu caminho, a menina decide ir atrás dele – apesar da relutância de seu professor. Durante a busca, ela encontra uma jovem fantasma chamada Rebecca. Apesar do jeito doce de Rebecca, Riley logo descobre que nem tudo é o que parece. Filha de um fazendeiro, e furiosa por ter sido assassinada durante uma revolta de escravos em 1773, ela mantém a alma dos que morreram presa em suas piores memórias. Será que Riley conseguirá ajudá-la sem se perder nas próprias lembranças dolorosas?


Mais uma das minhas compras na XVI Bienal do Livro Rio, eu não tinha expectativas tão boas quanto a Luminoso. Não que esperasse que o livro fosse ruim, mas achava que ele seria só um passatempo para quando eu tivesse vontade e nada demais. E é por essas e outras primeiras impressões que muitas vezes eu não confio no meu instinto de leitora!

As capas dessa série são muito amorzinho! Sempre amei as ilustrações que vem nas capas e a Editora Intrínseca também não deixou por menos, confeccionando uma diagramação louvável e coerente quanto ao aspecto tranquilo e suave do livro. O trabalho de tradução da editora ficou impecável, mas a revisão contém algumas falhas, que embora passáveis, foram detectadas pelo meu olho crítico. A tipografia do livro não deixou a desejar, com folhas amarelas grossinhas e espaçamento favorável a leitura.

Riley Bloom passou por seu primeiro teste em Aqui e Agora, após ter conseguido fazer com que o Garoto Radiante finalmente atravessasse a ponte. Ainda trabalhando como apanhadora de almas, Riley ganhou merecidas férias nas Ilhas Virgens, onde está aproveitando o tanto que pode com Bodhi, seu guia espiritual e Buttercup, sua mascote. As coisas começam a tomar um ritmo diferente quando a garota resolve correr atrás de um cão infernal que a intimidou, na intenção de convencê-lo a atravessar a ponte. No meio dessa corrida, ela acaba topando com um espírito perturbado e misterioso, com o qual ela terá de lidar se quiser impedir que seus amigos fiquem presos em seu mundo.

Já conheço a escrita de Alyson de longa data, e confesso que não achei que a leitura fosse fluir tão bem quanto aconteceu dessa vez. O decorrer da estória foi bem leve e tranquilo, me proporcionando cada vez mais o tipo de prazer que a gente procura quando está sem nada pra fazer, como era o meu caso, coincidentemente. Eu adorei a forma com que a autora resolveu incluir alguns ensinamentos espíritas no livro, tais quais a importância do livre arbítrio e do perdão, de maneira não apelativa.

Se em Radiante topei com uma personagem chata e fútil, em Luminoso encontrei uma garota de doze anos disposta a amadurecer e seguir com sua vida espiritual. Adorei a evolução que encontramos no caráter de Riley, ponto que me estimulou a gostar mais dela a cada página virada. É lógico que por ser uma pré-adolescente, ela ainda apresenta uns relapsos de imaturidade, mas estes não são tão frequentes quanto no segundo livro. Ou seja, o amadurecimento da personagem ocorreu sem que houvesse uma descaracterização ao longo do processo, o que me satisfez muito.

Ao acompanhar uma série, todos nós sabemos que não presenciamos apenas o desenvolvimento dos protagonistas, como dos personagens secundários. Outra coisa que me fez vibrar foi conhecer um pouco mais do Bodhi, que é bastante presente nessa nova etapa da vida de Riley. Eu não gostava tanto dele antes, mas agora que me senti mais familiarizada com suas características, estou tendo a oportunidade de me apegar mais ao personagem.

Mas o que me fez gostar infinitamente mais de Luminoso do que de Radiante, foi a mensagem que o livro me passou. A ênfase no perdão é tão grande que não tem como você terminar o livro sem parar para pensar por sei lá, pelo menos dois minutos. Não nego que no momento, eu estava precisando bastante rever as minhas concepções sobre perdoar, engolir o orgulho, ouvir o próximo, etc, mas foi justamente o que fez com que o livro se tornasse especial ao meu ver.

E é por isso, meus queridos, que eu recomendo muito a leitura dele a vocês. Essa obra me fez pensar, refletir, ampliar meus conceitos e mudar como pessoa. E se eu digo para vocês que um livro foi responsável por me tocar desse jeito, é porque ele é pelo menos bom. E no caso de Luminoso, eu não encontrei motivos para lhe dar uma classificação inferior a cinco estrelinhas. Ainda garanto: quem for fã da doutrina espírita vai curtir muito! E mesmo que você não pratique/estude a religião, vale a pena dar uma lida, pois os ensinamentos que a autora colocou no livro além de não serem apelativos, não interferem na trama.


4 comentários:

Comentários
4 Comentários
  1. Nossa, eu adoro essa autora, li aquele livro dele Para Sempre e me apaixonei! Quero muito ler essa outra saga. Beijos, Giovana.
    About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi!

      Poxa, fico surpresa de ver um comentário positivo a respeito dos livros da Alyson. A maioria dos leitores que eu conheço não costuma gostar da série, rs.

      Leia sim, vale muito a pena!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oi Naty! :)
    Sua resenha me chamou muita atenção pro livro! *-*'
    Inclusive porque sou espírita e adoro ler livros que sigam por esse caminho, eu já tinha visto algumas resenhas dele mas nunca tinha notado nesse fato :) Nem sabia que pertencia à uma série .. :) Vou pesquisar e comprar com certeza *_*'

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!

      Poxa! Fico feliz em saber disso, pois esse era o objetivo :)

      Sou dessas, rs. Achei incomum porque nunca tinha visto um livro que seguisse tanto os métodos espíritas de enxergar o outro lado da vida, isso foi legal de identificar.

      É uma série de spin-off da série Os Imortais! Por enquanto, tem quatro livros publicados no Brasil pela Intrínseca, esse é o segundo ;)

      Depois diz o que achou, hein?

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir