29/01/2014

[Resenha] O Inimigo



Autor: Charlie Higson

Editora: Galera Record

Páginas: 480

Preço: 26,91 na Lojas Americanas.

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011











Sinopse: Uma doença tomou conta da cidade e ninguém com mais de 14 anos escapou. Agora os adultos restantes vagam famintos, quase como zumbis, pelas ruas em busca de alimento. Enquanto isso, as crianças precisam lutar para sobreviver em meio a esse caos, buscando proteção e comida que está rareando.
Mas agora surge um boato sobre um novo lugar, mais seguro e abastecido, e um grupo de meninos resolve enfrentar o perigo e atravessar a cidade correndo mais riscos do que nunca. Os inimigos estão à espera. Será que as crianças chegarão lá vivas?


Desde que li uma resenha no blog Leituras & Fofuras, fiquei ansiosíssima para ler esse livro. A curiosidade aumentou ainda mais conforme fui lendo outras resenhas de blogueiros dos quais sou fã e sendo todas elas super positivas, me senti mega encorajada a garantir meu exemplar quando viesse a oportunidade. E não é que não demorou tanto? Foi só o natal chegar que o Submarino cortou o preço de O Inimigo pela metade, a deixa que eu precisava para pedir o meu de natal. Presente comprado, leitora satisfeita, foi só ele chegar que comecei a devorar!

Ao contrário de muitas pessoas, eu curto muito a capa desse livro. Pessoalmente, ela tem uns toques metálicos muito legais nas caveirinhas, o que deu uma aparência espetacular ao design, na minha opinião. A diagramação interna é bem simples, mas demarcada com uma caveirinha ao começo de cada capítulo. Já deve ser do conhecimento de vocês que eu sou apaixonada pela tipografia usada pela Galera Record, certo? Se não, marquem aí: é a que mais me facilita a leitura, com letras em tamanho mediano e espaço bem distribuído na página. A tradução não deixou nada a desejar, todos os termos foram muito bem traduzidos e colocados, adorei! Encontrei alguns errinhos de revisão e impressão durante a leitura, mas nada que a comprometesse.

Pessoas com mais de catorze anos foram afetadas por uma doença cerebral que faz com que os atingidos se tornem agressivos e famintos por qualquer coisa que esteja viva. Atacados também por infecções e erupções cutâneas, os adultos estão chegando e tem sede de matar. Em O Inimigo, conhecemos a trajetória rumo à sobrevivência de alguns grupo de crianças que após viverem por um longo tempo em um supermercado aprimorado para atender suas necessidades, recebem a possibilidade de rumar para uma estadia aparentemente melhor, localizada nos aposentos do Palácio de Buckingham.

Assustados com a possibilidade de morrer de inanição pela escassez de comida que se aproxima, eles resolvem atravessar Londres rumo à sua única alternativa. Porém, no caminho eles terão que lutar contra muitos grupos e multidões de adultos que vagam pelas ruas e prédios abandonados, à espreita de carne fresca à vista. Será que conseguirão alcançar seu objetivo em segurança? Ou essa promessa quase divina será apenas mais um retrato do pesadelo infindável que suas vidas se tornaram?

É com uma narrativa ágil, sob diversas perspectivas e ângulos que conhecemos a realidade das crianças sobreviventes ao universo apocalíptico criado por Charlie Higson. Sem piedade do leitor e principalmente, de seus personagens, o autor não economiza palavras para descrever o quanto é dura a batalha dos garotos pela vida, que pode lhes ser tirada cruelmente na próxima linha. Como vocês já podem imaginar, as cenas de ação e suspense são muito bem elaboradas e descritas, de modo que eu não recomendo que você leia esse livro durante uma aula importante ou enquanto faz alguma refeição, pois mesmo que a cena seja de embrulhar o estômago, você não vai querer parar de ler.

O melhor do livro é que é um desafio finalizar sua leitura, já você nunca sabe até quando seu personagem favorito pode durar e por mais que queira descobrir, faz aquela economia básica de páginas, por conta da história ser tão boa que não dá vontade de terminar. Mas o aviso já fica dado desde o início: todos os personagens estão expostos a riscos, qualquer um pode morrer. E quando eu digo qualquer um, estou incluindo todos os personagens bad-ass e até os mais fofinhos. Ninguém está a salvo da escrita ácida de Charlie Higson e seu universo cruel.

Prepare-se para sentir muita pena dos personagens que não conseguirem aguentar o ritmo do autor, pois cada um deles é muito bem desenvolvido e apresenta características tão sólidas que é como se você estivesse ao seu lado. É um choque tentar acreditar que eles são apenas crianças, tendo em vista a realidade terrível com que tem que lidar e toda a responsabilidade entregue a eles, afinal, agora é sobreviver ou morrer, e ninguém quer ficar para trás. Ninguém está em sua zona de conforto e todos estão dispostos a lutar com armas pesadas e métodos assombrosos para abrir os olhos e respirar saudavelmente no dia seguinte.

E aviso mais, a atmosfera do livro é super pesada e o autor é capaz de transmitir todos os sentimentos vinculados à mesma com uma perfeição digna de mestre. Não conseguia largar meu exemplar em meio à tanta aflição, ânsia, raiva, tristeza e terror que me foram passados a cada virada de página. Me atrevo até a dizer que me senti tão aflita e domada quanto nos momentos em que li Sob a Redoma.

Finalizando, é um livro que eu recomendo a todos os amantes do bom suspense distópico e, claro, de zumbis aterradores e seus combatentes. Quem curte The Walking Dead com certeza vai se deliciar com as quase 500 páginas de O Inimigo. É, sem dúvida, um dos melhores livros que já li em minha vida.


8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Não conhecia esse livro, mas só a sinopse já me deu vontade de ler!
    Sua resenha confirmou que devia ser otimo, então, já foi pra lista!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rizia!

      Pois leia, que é muito bom. Diversão garantida na certa, viu?

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Olá, Natalia!
    Poxa, e eu não vi em nenhum blog esse livro, mas ele parece ser muito legal.
    Adoro essas histórias que envolvem zumbis. Coitadas das crianças, tendo que se virar sozinhas! Fiquei bastante interessada na história, espero pegar o livro na promoção também hehe

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayssa!

      Pois é, infelizmente ele não é tão popular entre os leitores, mas isso não altera sua qualidade.

      Coitadas MESMO, você vai ter muita pena delas (ou não) durante a leitura.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Nossa, estava a procura de uma história assim! Fiquei muito curiosa para saber o desfecho! Com certeza estará na minha wishlist!

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!

      YAY! E que risque esse item, pois estou super ansiosa para dividir essas emoções com alguém.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Depois de uma resenha dessas como não ficar com vontade de ler o livro? Eu particularmente adoro livros trazem à tona essa coisa de apocalipse e se tratando de zumbis então fica ainda melhor. Já coloquei o livro na lista de desejados e assim que tiver a oportunidade comprarei! (E já vou me preparando pra leitura, pelo visto o autor é tão apegado aos personagens quanto George R. R. Martin).

    Ótima resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Ahhhh, que bom! Então faça isso mesmo, porque esse tem potencial para se tornar um dos seus favoritos. E sim, ele é! HAHAHAHAH

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir