25/03/2014

Quer organizar sua estante? Vem que eu te ajudo!



Finalmente, você comprou sua estante! Adeus pilhas de livros por todo lugar, amassadinhos inconvenientes e pais reclamando sobre sua bagunça e falta de espaço literária. Ufa, adeus reclamações e dores de cabeça. Mas pera... E agora, por onde começar? Você só enxerga pilhas e pilhas de livro por todo o quarto e não tem ideia de como encaixá-los em ordem coerente? Então calma, não precisa se desesperar. Eu já passei por essa situação e vou contar tudinho sobre isso nesse post, te mostrando como organizar seus livros de acordo com o seu gosto.

1. Ordem Alfabética - se você é uma daquelas pessoas organizadíssimas e que não gosta de sair do padrão estimado, a organização por ordem alfabética é uma boa. Para facilitar as coisas, você pode escolher se quer organizar seus livros por autor, título ou editora (aconselho que seja por editora), et voilá, é só começar a arrumar.

2. Por autor - pode ser dentro da opção acima ou fora, se você preferir. É só pegar cada livro dos autores que você tem em sua estante e ir juntando em pilhas, para depois decidir quem vai se encaixar onde. Eu não recomendo esse método, pois existem vários autores por aí e a cada dia surgem mais, mas quem decide isso é você.

3. Por editora - quase a mesma coisa que eu disse acima, só que mais prático. Pode ser por ordem alfabética, ou não. É o método que eu uso, por achar mais bonitinho e eficaz. Ficou em dúvida sobre o que eu quis dizer com o "bonitinho"? Fácil, pense em vários livros juntos, com o mesmo símbolo na lombada. Dá até orgulho de admirar! É o método mais prático para quem planeja ter uma biblioteca ou colecionar muitos livros, pois na hora de ler, é só lembrar por qual editora o livro foi publicado.

4. Por gênero - esse era o método que minha mãe queria que eu seguisse, mas achei muito difícil. Sabe por que? Existem muitos gêneros e subgêneros, por exemplo: romance, pode virar romance histórico, chick-lit, YA contemporâneo, new adult... Todos eles contém romance na maioria das vezes, mas não são categorizados apenas como romance. É mais prático para quem tem menos livros e não tem o hábito de comprar tantos, mas para mim não rola.



5. Por ano de publicação - acho esse método muito absurdo, mas acredite ou não, há quem siga. Vai ser mais trabalhoso olhar dentro do livro e procurar pelo ano em que o mesmo foi publicado, mas você pode fazer isso! Se quiser, uma dica válida é colocar etiquetas na barra da prateleira, para que tudo fique mais organizado. Quem sabe até organizar cada ano por ordem alfabética... Vai da sua criatividade!

6. Pela cor da lombada - admiro quem tem coragem de usar esse método, pois eu sou muito enrolada para tentar. O resultado é a sua estante transformada em um grande arco-íris, mas para chegar a ele, você terá que ter muito esforço e dedicação. Basta abrir um grande arco-íris no computador e se guiar por ele, organizando pilhas segundo as cores das lombadas de seus livros. Se você gostar muito de exibir sua estante, vai ficar bem satisfeito, mas terá que separar sagas e coleções umas das outras.

7. Pelo tamanho da lombada - nunca tentei essa maneira na minha estante, mas manualmente falando, deve ser bem complicado medir cada livro de cada vez. É legal para exterminar toda e qualquer paranoia de quem é louco por organização visual, mas como faço parte do clube dos preguiçosos de plantão, isso me daria muita dor de cabeça.

8. Por favoritismo - novamente, outro método que ainda não testei, mas já vi muita gente que o utiliza sorrindo. Se você preferir, pode pegar os livros que mais gosta e isolá-los em uma determinada prateleira da sua estante, fazendo um degradê entre os livros que mais gosta, até os que não curtiu tanto assim. Para quem costuma misturar os livros não-lidos com os lidos, é uma dica deixar os não-lidos na última prateleira da estante.


Espero que tenham curtido as dicas! Não sou exatamente uma profissional em organização, mas como resolvi pelo menos o meu problema, espero que tenha conseguido ajudar vocês também. Qualquer dúvida, questão a acrescentar ou dica que queira repassar para o post, sinta-se livre para deixar nos comentários!

Até mais!


9 comentários:

Comentários
9 Comentários
  1. Oie,
    difícil hein.
    Eu geralmente vou por tamanho da lombada, favoritismo e autor, mas estou pensando em mudar e organizar por ordem alfabética, mas quem disse que estou com paciência para tirar tudo e arrumar?

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!

      Nem, é tranquilo! Só escolher o mais funcional pra você :)

      Te entendo! É muito desanimador tirar os livros da estante, mas em compensação, arrumar é tudo de bom <3

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Eu infelizmente ainda não tenho a minha estante :C
    Guardo os meus livros em um armário só deles. A parte boa é que eles não pegam pó, mas é super ruim de visualizá-los rs

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!

      Mas vale pra quem não tem uma ainda também x) são formas de organizar seus livros em geral. Imagino, é por isso que não gosto de armários \:

      Beijão,

      Natalia Leal
      Páginas Encantadas
      http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

      Excluir
  3. Acho ordem alfabética bem mais prático e simples. A do arco íris ficaria interessante e bonita, mas eu não teria paciência para fazer isso. Amei foi a imagem da estante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!

      A da arco-íris eu fiz com os livros não-lidos, ficou uma gracinha! É meio trabalhosa, mas o efeito visual fica muito bacana.

      Quem não amou, né? Fiquei apaixonada por ela assim que achei, hahahaha.

      Beijão,

      Natalia Leal
      Páginas Encantadas
      http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

      Excluir
  4. Ótimas sugestões. Vou usar algumas delas em próximas organizações hahaha. Cada vez que eu limpo a estante eu organizo de um jeito diferente.
    Atualmente, meus livros estão separados em 'lidos' e 'não-lidos' e dentro dessas classes, separei por editora e tento deixar os do mesmo autor próximos também haha =D

    Beijinhos ♥
    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís!

      Use sim! Eu também gosto muito de variar na ordem da minha estante, principalmente porque a uso como um dos elementos decorativos do meu quarto.

      Os meus também! Os livros lidos ficam na estante e os não-lidos, no armário, nas prateleiras e em caixas (a que sofre com a falta de espaço hahahaha).

      Beijão,

      Natalia Leal
      Páginas Encantadas
      http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

      Excluir
  5. Adorei o post!
    Pra organizar minha estante faço uma mescla entre cores, autores e favoritismo também ^^

    ResponderExcluir