19/05/2014

[Resenha] The 100: Os Escolhidos



Autor: Kass Morgan

Editora: Galera Record

Páginas: 288

Preço: 19,00 no Submarino

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2014











Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.


Desde o evento da Galera Record eu tinha uma certa curiosidade quanto ao livro que originou a série queridinha do momento: The 100. Apesar de definitivamente não fazer o tipo que curte ficção científica, me atentei aos comentários positivos dos blogueiros e leitores em geral e resolvi solicitar a obra em parceria com a editora. As expectativas não estavam tão altas quando o livro chegou aqui em casa e, por isso, acredito que eu tenha subestimado os poderes de Kass Morgan como escritora.

A capa do livro e sua edição já me chamaram a atenção assim que desembrulhei o pacote em que ele veio, atiçando a minha vontade de ler. Gostei muito da textura presente no título do livro e da maneira com que as imagens foram manipuladas, dando um diferencial à sua capa. A revisão deixou um pouquinho a desejar, embora não tenha encontrado erros exorbitantes. Curti bastante a tradução proporcionada pela editora e não me desapontei com a impressão (yay!), que se manteve perfeita durante toda a leitura.

O plot que temos aqui é o seguinte: em uma era futurística, pós-apocalíptica, a Terra foi assolada por uma guerra nuclear e seus sobreviventes (as pessoas mais abastadas da população, que não foram infectadas pela radição), destinados a viver em uma grande nave com um estoque de oxigênio e recursos para sustentá-los. Nasce assim, uma sociedade opressora e regida por um Chanceler, que junto com o seu conselho, pune com penas de morte os habitantes infratores maiores de dezoito anos. Já peço que descartem a ideia de grandes criminosos e assassinatos presentes na nave, que foi distribuída em três distritos: Phoenix, Walden e Arcadia. São punidos com pena de morte os adultos culpados por crimes que vão desde furtos a assassinatos.

Além desse regime rígido, foi implantada na população uma lei que reduz a natalidade: só é permitido ter apenas um filho por família. Ou seja, se uma mulher gerar duas crianças ou mais, será condenada a morte imediatamente. Aí você deve estar se perguntando, e quanto aos menores infratores? Então, esses permanecem isolados em uma cela e são rejulgados pelo conselho quando completam seus dezoito anos, podendo ser absolvidos ou executados (o que quase sempre acontece). E é esse o caso da maioria dos cem escolhidos para revisitar a Terra e descobrir se ela é habitável. Caso eles sobrevivam à missão, receberão o perdão por parte da justiça e poderão viver vidas normais. Antes disso, porém, eles terão que enfrentar os desafios do mundo que os aguarda.

Premissa dada, curiosidade despertada, comecei a ser envolvida pela escrita leve da autora Kass Morgan. Através de capítulos curtos e sob a perspectiva em terceira pessoa dos quatro personagens principais, a autora me cativou com a sociedade criada e a exploração dedicada a cada personagem. Todos eles são bem desenvolvidos e destrinchados aos olhos do leitor, de forma que pude escolher por quem torceria conforme a história se desenrolava, quando podemos descobrir como cada um foi parar no isolamento e de que maneira isso vai interferir em seu caráter. Como introdução a toda uma série, foi bem legal poder acompanhar o quarteto, já que todos eles tem uma história diferente para contar e passam por dificuldades extremamente diversas, dando ao leitor uma curiosidade imensa no que se trata de descobrir o que os levou àquela situação.

Além disso, em The 100 podemos acompanhar vários confrontos envolvendo o preconceito contra a elite existente na nave (mais especificamente, o pessoal que vive em Phoenix), a desordem promovida pelos adolescentes e o fato de que ninguém quer obedecer ordens, e sim, ditar o que deve ser feito. No meio disso tudo, são estabelecidas regras e punições. Num todo, é sensacional observar enquanto uma nova sociedade é formada aos trancos e barrancos.

Ao longo de tudo isso, a ação está sempre presente nessa formação desajeitada: tem muitas cenas de combate, tiros rolam soltos e o desconhecido se revela prestes a dar o bote em quem der bobeira. Também é incrível o fato de que mesmo num cenário desses, o desenrolar de um triângulo amoroso se aproxima. Não vou dar detalhes sobre quem se envolve com quem, isso deixo para vocês conferirem, mas já adianto que não faço parte do team que apoia o mocinho que se diz inocente, como sempre.

Outros detalhes que eu achei bem desenvolvidos além da caracterização dos personagens foram a trama e a ambientação da mesma. Gostei muito de encontrar uma Terra primitiva e com resquícios pós-guerra, ainda como influências do nosso século e alguns traços do conteúdo da história do século XXI que foram deixados para trás. Tudo isso só demonstra o quanto a autora foi cuidadosa com sua obra, o que me admirou muito no geral e me preparou para o próximo volume, já intitulado por Day 21, que está sem previsão de lançamento.

Só por essas considerações vocês já devem ter percebido o quanto eu amei esse livro, não é mesmo? Com relação a série, eu não recomendo que assistam antes de ler o livro, pois a diferença entre ambos é tão grande que dá um nó na cabeça de quem tentar. Leiam o livro, depois assistam a série e tudo vai ficar bem. As duas criações são excelentes e eu recomendo muito para quem é fã de histórias pós-apocalípticas com um gostinho de quero mais.


36 comentários:

Comentários
36 Comentários
  1. Oi, Natalia,

    Também não sou fã de ficção científica, mas esta resenha me ganhou! Fiquei morrendo de vontade de ler o livro! :)

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat!

      Fico feliz que tenha causado esse efeito! ♥

      Leia sim, eu gostei muito!

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oi Natalia!
    Não estava muito curiosa para ler esse livro, mas a sua resenha me fez pensar em dar uma chance para a história, quem sabe eu acabo lendo?
    Beijos
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evelise!

      Ah, que bom! Caso leia, deixa a sua opinião aqui depois ;)

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Olá!

    Eu li tantos comentários negativos sobre esse livro que acabei desanimando da leitura. Fico feliz de saber que você gostou tanto e até me bateu uma vontade de conferir a história por mim mesma. Comecei a assistir a série e estou adorando mas caso eu vá ler o livro vou me lembrar de não comparar os dois rs'

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Não!!! Leia sim, não sabe o que tá perdendo. Eu curti muito por ser bem diferente da série, que também é ótima.

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oi Nat, tudo bem?

    Nossa, simplesmente amei esse livro. Primeiro pela forma como a narradora criou a distopia. Pessoas que vivem em naves espaciais é totalmente original. E depois que a escrita dela é ótima. O livro é bem introdutório, mas é daqueles que te deixam com vontade de ler o resto urgentemente

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kel! Tudo ótimo e com você?

      SIM! Eu nunca tinha lido um pós-apocalíptico em uma nave espacial e mesmo não curtindo tanto sci-fi, gostei muito do jeito que a autora construiu a história. Falou tudão! :)

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Oi Natalia, tudo joia?
    Estou acompanhando o seriado que foi baseado neste livro e estou gostando muito.
    Esta semana sem falta preciso comprar este livro, estou muito ansioso para lê-lo.
    Ótima resenha!

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lipe!

      Tudo mara! E contigo?

      Que bommm, se já tiver comprado o livro não deixe de me dizer o que achou quando terminar de ler!

      Muito obrigada.

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Adorei o post e o blog também, já estou seguindo. Que tal uma visita no meu blog? Ficaría muito feliz com sua presença, abraços ;)

    Literam♡re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jp! Tudo ótimo, e contigo?

      Muito obrigada, pode deixar que passo lá no seu blog. ;)

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Adoro livros de ficção! Eu já havia adicionado o livro a wishlist, e depois comecei a assistir à série (apenas o capítulo 1), mas, seguindo seu conselho, deixarei para conferir o resto dela após o término da leitura do livro.

    Beijos,
    chuvadeejaneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!

      É bom fazer isso mesmo, já que ler o livro é bem mais rápido do que acompanhar a série. Se fizer os dois ao mesmo tempo, vai ficar bem confusa hahahaha.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Adoooro livros de ficção, são os livros que mais me prendem atenção...
    Agora que comecei a assistir a série de TV, to bem curiosa pra ler o livro ainda mais depois dessa resenha :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha!

      Eu não consigo gostar tanto desse gênero, por mais que eu tente, hahaha. A série é ótima mesmo, adoro!

      Awwn, fico feliz que tenha curtido tanto a resenha.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Parece ser um livro muito bom,
    a princípio não fiquei nada curiosa pelo livro tanto que nem o solicitei a editora, não sabia nada a repeito da série e etc... Mas de uma hora para outra começaram a pipocar elogios a esse livro que confesso que estou super curiosa para conferir.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Delmara!

      E é! Solicita sim, você não vai se arrepender. ♥

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  10. uool, parece ser um livro bem forte o.o , vi que no livro o que é visto como "crime" não é perdoável mesmo. Me interessei justamente por você ter passado em sua resenha uma história que me parece tensa, mas ao mesmo tempo emocionante, e talvez por isso fiquei muito curiosa para saber da história. Gostei de sua resenha também por ser bem clara. Explicar bem o livro ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca!

      Ele tem umas questões bem pesadinhas mesmo, mas é isso que o torna sensacional, na maior parte do tempo! Yay, fico feliz que tenha gostado dos meus métodos, haha.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  11. Olá Nat, adorei sua resenha!
    Sou muito fã da série e estou acompanhando loucamente. Na verdade até fico feliz em saber que a série é diferente pq assim não recebo chuva de spoillers do livro.
    Espero que o segundo volume seja lançado em breve *-*
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor!

      É BEM diferente mesmo, não tem como receber spoilers, hahaha. Fico feliz que você tenha gostado da resenha! ;)

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  12. Tão diferente da série!
    Comecei a ver a série por preguiça de ler o livro. Ainda não estava com vontade de conferir porque tinha visto uns comentários, o jeito da trama também não tinha me chamado atenção...
    Mas aí comecei a conferir resenha agora que o livro começou a ter mais destaque e comparando com a série. Caramba! Preciso ler!
    A série é bacaninha, mas o livro parece ser muito melhor. Depois de ter uma ideia melhor com resenhas do que é essa trama ela finalmente teve graça pra mim. É só que não leio muito de temas assim...fiquei pé atrás quando vi.
    Agora não mais! Parece ser mesmo de amar e com muito mais do que a tal série. Espero estar lendo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!

      Você precisa ler mesmo! Day 21 já está a caminho e todo mundo tem que ler The 100 antes de saber o que acontece com os personagens (vem muita coisa por aí!).

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  13. Assim que soube sobre o que se tratava o livro na sinopse corri atras de resenhas e a sua me cativou!
    Me interessei muito mais pelo livro do que já estava antes...
    A necessidade de sabe a historia me corroi nesse momento, aquela necessidade de ter o livro em mãos... tudo graças a sua resenha bem detalhada!

    Beijos ; gigibell_9@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gigi!

      Fico muito feliz que você tenha gostado da resenha! Recomendo bastante o livro, é uma leitura bem legal. ♥

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  14. Sou fã do gênero ficção científica, então acredito que vou gostar muito da trama e me apegar de imediato a leitura, e sua resenha só me ajudou a ter essa certeza. Eu já vejo a série e está entre as minhas favoritas, mesmo a diferença entre ambos ser grande, de acordo com você, acredito que ainda assim, vou gostar da trama em geral (espero) rs.
    É isso, parabéns pela resenha, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adreana!

      Vai gostar sim, Kass Morgan construiu muito bem seu livro! Fico felicíssima que você tenha gostado da minha resenha. ♥♥♥

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  15. Tô aqui chorando que já assisto a série e adoro, mas me arrependi amargamente depois de ler sua resenha pois o livro está anos luz a frente, certo?! :(
    #chateada
    Preciso urgente aprender a poção de esquecimento que o Rumple tomou no último episódio de OUAT pra ler o livro primeiro e só depois assistir a série :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Georgia!

      Maaaaais ou menos, hahahaha. A série já está se colocando à frente do livro em alguns pontos. É muito diferente!

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  16. Adoro livros que tratam do tema apocalíptico ou pós-apocalíptico! Eu ainda não cheguei à ver a série, pois quero ler o livro primeiro! Uma coisa que também me chamou bastante atenção foi a capa, simples e linda ao mesmo tempo! Adoro distopias, principalmente aquelas que possuem castas, como esta. Da mais emoção ao leitor! Estou muito ansioso para lê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo!

      Eu também curto muito, gosto de ver como a criatividade do autor se desenvolve. =)

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  17. Ainda não li nenhum livro assim....acho que viajaria demais....parece ser bem legal esse livro, quero ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gigi!

      Leia! É uma experiência muito legal e você só vai querer mais e mais.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  18. Amo livro de ficção! Ja tinha ouvido falar desse livro,mas nunca cheguei a ler alguma coisa sobre ele,Eu ama esses tipos de livros,que se passam no futuro e a gente fica imaginando se isso pode acontecer um dia,fico perdida na minha imaginação varias vezes quando leio esses tipos de livros.Com certeza vou amar ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca!

      Eu também!! É muito legal ver qual é a perspectiva de todos esses autores a respeito do futuro (ou do que ele poderia ser).

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir