02/05/2014

[Resenha] Todos os Meus Amigos São Super-Heróis



Autor: Andrew Haufman

Editora: LeYa

Páginas: 175

Preço: 23,90 na Saraiva

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2014











Sinopse: Existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é um super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, dentre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado de Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de dois meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver.

É a partir de uma bela história de amor que Todos os Meus Amigos São Super-Heróis constrói um universo onde amizade, romance, profissões e cotidianos muito parecidos com os nossos ganham uma fina pátina de superpoder - ou mostra que superpoderes são apenas uma questão de ponto de vista. Tom está desesperado para que sua amada Perfeccionista volte a enxergá-lo e amá-lo. Como resolver isto sendo o único ser humano sem poderes nessa história?


Quando soube do lançamento de Todos os Meus Amigos São Super-Heróis, fiquei muito empolgada. Capa bonita, sinopse legal, número de páginas razoavelmente pequeno... É o bastante para deixar qualquer leitor com um sorriso de orelha a orelha, não? Exceto que esse livro guarda várias surpresas, sobre as quais vou falar para vocês agora.

Com relação ao trabalho da Editora LeYa, não há discordância de que ficou sensacional. O livro é salpicado por ilustrações bem feitas, além de possuir uma capa bem chamativa e fonte super agradável à leitura. Não encontrei errinhos de revisão, impressão ou mesmo tradução, tudo muito bem cuidado e planejado.

Até aí tudo bem, certo? A surpresa começa quando você lê a sinopse e compreende seu significado. Bom, o livro fala sobre Tom, um cara totalmente normal que vive rodeado de super-heróis e está prestes a se casar com a Perfeccionista, a super-heroína que roubou seu coração. Tudo vai muito bem, até que inexplicavelmente, sua esposa não consegue enxergá-lo. Aí você pensa, como assim? Mas é isso mesmo, caro leitor, Tom fica invisível aos olhos de sua querida Perfê. Agora, ele terá que contar com a astúcia de todos os seus amigos para que ela passe a enxergá-lo novamente.

A primeira coisa que notei quando comecei a ler o livro foi: esta não é uma premissa que deva ser avaliada e lida como uma história qualquer. Ponto. Passada essa percepção e o choque de que não se trata de um livro infantojuvenil (pois é pessoal, o público dele é adulto mesmo), comecei a ver o autor e sua obra com outros olhos. É possível ser enganado por sua escrita leve e fluída ou até mesmo pelo tamanho do livro, que é bem pequeno, mas já nas primeiras páginas você percebe os tons satíricos de alguns diálogos e a personalidade extremamente familiar de alguns super-heróis.

Do que estou falando? Ora, o autor fez de seus super-heróis uma sátira divertidíssima às diversas personalidades humanas, o que é genial! Todos os personagens me remeteram a alguém em especial, justamente por conta da proposta do livro. Apesar da história ser bem curtinha e dotada de um tom absurdo, o mais legal é tomar conhecimento de cada personagem desenvolvido pelo autor e escolher o seu preferido. Eu, por exemplo, me identifiquei muito com a Perfeccionista, que dá o seu melhor para fazer com que tudo fique perfeito, ainda que se estresse de vez em quando.

Além dos super-heróis, outra coisa que me cativou foi o ideal de que o amor verdadeiro consegue tudo, exposto pelo autor de forma implícita. Mesmo sendo extremamente satírica e humorada, essa obra ainda nos traz esse sentimento por meio das ações do Tom em busca de remediar sua situação com a Perfeccionista, para que eles fiquem juntos novamente. É muito bonito ver de tudo o que ele foi capaz para chegar até ela, mesmo sabendo que seria quase impossível tê-la de volta.

Quando falo que ele foi capaz de muito para chegar até ela, é porque foi mesmo. Não esperem que o autor respeite as normas da realidade, pois isso definitivamente não entra no pacote. Esteja preparado para absorver muita coisa esquisita e fora do normal, afinal, quando é que os super-heróis passaram a ser normais mesmo? Mesmo dando três estrelas e meia por não ser o meu tipo de livro, ainda recomendo para quem gosta de uma obra que traga bastante reflexão e bom humor.




8 comentários:

Comentários
8 Comentários
  1. Oi Natália :)

    Esse livro não me chama a atenção, mas posso considerar a leitura em alguns casos... Ainda estou pensando. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com,br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Pensa bem, viu? Pode ser que você goste! ;)

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Então, gostei muito da resenha que você fez, mas infelizmente não é meu tipo de livro preferido. Até leria se ganhasse ele, mas comprar não tenho interesse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!

      Fico feliz que tenha gostado! Mas tipo de leitura é tipo de leitura, se você sente que não vai gostar, melhor não arriscar.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Oi, Natalia!
    Gostei da sua resenha e do seu tom empolgado ao falar da leitura. Entretanto, a premissa não me chamou muito a atenção. Talvez essa sátira tenha sido o que mais me atraiu.
    Beijão,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Prih!

      É uma pena, eu até curti o livro. :)

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Não entrou nos meus preferidos também, Nat, mas achei legal o uso daquela última frase dele pra ela. Foi essencial pra fazer com que eu visse o livro com outros olhos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi!

      Né? Alguns pontos do livro me conquistaram por causa da essência da história mesmo, mas não foi o suficiente para me fazer favoritar, infelizmente.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir